Resenha: O grande hotel budapeste (the grand budapest hotel)

tgbh

The grand budapest hotel (O grande hotel budapeste, no Brasil) é um filme de comédia dramática britânico/alemão de 1h40min (tendo sua estréia no Brasil em 3 de julho de 2014). Foi escrito e dirigido por Wes Anderson, com atuação de Ralph Fiennes, Tony Revolori, Edward Norton, Jude Law, entre outros.

ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILERS.

O filme conta a história de Zero Mousfata e tudo que viveu e aprendeu no Grande Hotel Budapeste, com o monsieur Gustave H.

O filme inicia-se com um jovem escritor indo visitar o Grande (e, àquela altura, já falido) Hotel Budapeste. Lá, ele ouve sobre um senhor que, apesar de ter muito dinheiro e de ser o dono do hotel, prefere dormir num quarto pequeno. Curioso, pouco tempo depois, o jovem escritor resolve perguntar para Zero sobre sua vida e sobre como ele conseguiu comprar o hotel. Zero, então, convidou o jovem escritor para um jantar para que ele pudesse contar sua história.

Zero começa a contar sua história, de como começou como lobby boy, o mensageiro. Mostra como o concierge, Gustave H lida com as suas hóspedes, tendo um caso com Madame Céline (que, na última vez que os dois se viram, ela estava com medo de que essa seria a última vez e que algo de ruim aconteceria com ela – mas Gustave H assegura que nada acontecerá). Zero foi treinado por Gustave H, em como tratar os clientes, como guardar os segredos do que vira, etc; conta sobre a rotina do que vivera e do que Gustave H vivera.

Um dia, porém, Zero lê uma reportagem num jornal sobre a morte de madame Céline e vai às pressas contar para seu monsieur. Gustave H, então, vai com Zero até a casa de sua madame, para prestar homenagens e vê-la pela última vez. No caminho, um grupo de soldados fascistas param o trem e tentam prender Zero – por ser imigrante -, mas Gustave H fica do lado do mensageiro. Chegando no velório, Gustave H despede-se e então começam a ler o testamento da senhora falecida. E, para a surpresa da família, o testamendo diz que o monsieur deve ficar com o quadro “menino com maçã”. A família Desgoffe e Taxis fica indignada e nega o quadro. Começa, então, uma maratona: Gustave H sabe que tentarão esconder o quadro ou fazer algo pior, então simplesmente rouba o quadro e vai embora, não sem antes pedir para o mordomo, Serge, embrulhá-la (Serge embala com uma carta com os dizeres “confidencial” – que é revelado no final do filme), e então Zero e seu monsieur partem.  No caminho de volta, porém, Gustave H tem uma ideia: vender o quadro, caso alguém da família tente roubá-lo de volta.

Ao chegar no Grande Hotel Budapeste, Zero e Gustave H têm uma surpresa: a polícia vai atrás do monsieur para prendê-lo sobre suspenta de assassinato da madame Céline. Com Gustave H na cadeia, o advogado da família que cuidou do testamento, tenta juntar pedaços sobre o caso e defende que o monsieur é inocente – diz, também, que há provas sobre isso e sua única testemunha é o mordomo, Serge. Nesse meio termo, um homem chamado Jopling que trabalha para a família da madame, a família Desgoffe und Taxis, vai atrás de Serge e de sua família.

Na cadeia, Gustave H começa um plano para escapar da cadeia com seus colegas de cela. No mesmo momento, Zero tem um caso com Agatha e a pede em casamento – e demonstra, então, o quão grande era seu amor pela moça que acaba, também, ajudando a fuga do monsieur. Zero mostra onde está escondido o quadro para sua amada, e dá as coordenadas para que ela usasse quando fosse estritamente necessário. Nesse meio tempo, entretanto, mostra o advogado do testamento sendo perseguido por Jopling que, então, arranca quatro dedos da mão do advogado e o mata. Enquanto isso, na cadeia, Gustave H e seus companheiros estão escapando da cadeia num plano extremamente bem bolado (acarretando, porém, a morte de um dos homens). Chegando no fim do plano, Gustave H encontra Zero pacientemente esperando para fugir. E ambos iniciam outro plano de fuga, passando de lugar para lugar até chegar onde Serge está, para receber um recado: existia um segundo testamento, que mesmo com a família queimando o original, Serge tinha a cópia – após essa parte da conversa com monsieur, Serge é morto por Jopling e Zero acaba matando Jopling, também, para salvar Gustave H. Nesse meio tempo, a família da madame descobre que o quadro foi levado; e a polícia descobre que a irmã de Serge foi decaptada (também por Jopling).

Gustave H descobre e Zero teriam, então, de voltar para o hotel para pegar o quadro – entretanto, o hotel estava cheio de policiais, esperando o monsieur voltar para capturá-lo novamente, além disso, filho de madame Céline, Dmitri, também estava lá para pegar o quadro. No plano de voltar para o hotel, Agatha é encarregada para pegar o quadro, mas tem de fugir de Dmitri – Gustave H e Zero são obrigados a entrar para salvá-la, e então há um tiroteio. Depois de Zero salvá-la, ela diz que há algo atrás do quadro: e então, percebem que é a cópia do segundo testamento que Serge havia mencionado e colocado lá. O testamento dizia que era para ser aberto caso madame Céline morresse por homicídio. No testamento, madame deixara tudo para o monsieur: a mansão, as fábricas, e o hotel. Gustave H morrera por um tiro, tentando salvar Zero novamente das mãos dos fascistas, deixando tudo que tinha herdado para seu querido mensageiro. Sua amada, Agatha, morrera com o filho do casal por conta da gripe prussiana.

Minhas considerações:

A história é contada de modo divertido, apesar de suas várias partes trágicas. Com diálogos rápidos é necessário também rápido raciocínio. O filme supre bastante as expectativas, e é um grande concorrente ao Oscar. Avaliação: 7/10

Anúncios

Deixe sua opinião, crítica ou elogio.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s